Em alta

Nos pênaltis, Espanha conta com Unai Simon, bate a Croácia e é campeã da Liga das Nações

Modric e Olmo na partida (Foto: Divulgação/SEF)

Depois de bater na trave na última edição da Liga das Nações, a Espanha bateu a Croácia nas penalidades, após um empate sem gols no tempo regulamentar. Nos 90 minutos, não tivemos uma equipe dominante, com os times criando boas oportunidades de cada lado. Talvez pelo volume de jogo, um empate com gols teria sido mais justo.

Quando o jogo foi para a prorrogação, parecia que a Croácia resolveria o confronto, já que é o momento em que se sente mais confortável na partida. Nos pênaltis, após erro de Majer, os espanhóis tiveram a chance com Laporte, mas o zagueiro mandou na trave. Na sequência, Petkovic errou e coube a Carvajal, com uma cobrança de muita categoria, definir o placar e comemorar um troféu que o país não comemora desde a EURO 2012. 

Primeiro tempo

Aos nove, Fabián Ruiz arriscou de longe, Livakovic bateu roupa e Morata divide no rebate, mas já estava marcado o impedimento do centroavante espanhol. Dois minutos depois, a Croácia, com Erlic, erra na saída de bola e ligado, Gavi pressiona para roubar a bola e chutar rasteiro à esquerda. O goleiro, com os olhos, só torceu pela saída da bola.

A Croácia chegou com perigo aos 22. Erlic lançou para Kramaric, que saiu na cara do gol, mas na hora da finalização, Laporte travou e mandou para escanteio. O questionado Morata, atrapalhou uma boa chance aos 26 minutos, quando Rodri cabeceou, mas o atacante estava no meio do caminho e a bola bateu nele e subiu.

Em falta ensaiada da Croácia, Modric jogou no segundo pau e Perisic apareceu nas costas de Jesús Navas para ganhar de cabeça e mandar no cantinho esquerdo, mas Simon fez a defesa aos 30 minutos. Em jogada muito parecida com a anterior, aos 38, em outro cruzamento na segunda trave, Perisic ganhou novamente de Navas, mas a cabeçada foi no centro do gol. E aos 41, Alba cruzou para Morata que, de cabeça, mandou por cima do gol.

Segundo tempo

Dando calor para Navas, Perisic passou pelo lateral do Sevilla e cruzou. A bola passou por Simon e Pasalic e sobra para Juranovic no segundo pau, que chuta cruzado, para fora. Aos 11, Alba ultrapassa pelo lado esquerdo e cruza para o meio da área. Asensio não acertou a cabeçada e mandou por cima.

Melhor no segundo tempo, a Croácia, teria uma boa chance aos 14, só que Kramaric e Modric se atrapalharam e estragaram um bom ataque. No minuto seguinte, de cabeça, Pasalic mandou pela rede, pelo lado de fora. Foi o último lance do jogador da Atalanta, que saiu para dar lugar a Petkovic.

Aos 20, Rodri arriscou uma bomba de fora da área, mas o chute não foi no alvo. Logo na sequência, duas trocas na Espanha. Morata e Pino saíram e entraram Joselu e Ansu Fati.

Aos 29, Livakovic saiu bem do gol e impediu que o passe chegasse a Fati, mas na sobra, Fabián Ruiz viu que a meta estava vazia e finalizou, por cima do gol. Mais trocas na Espanha. Le Normand e Fabián Ruiz foram sacados e entraram Nacho Fernández e Merino. Já pelo lado croata, Vlasic entrou no lugar de Ivanusec.

Só que a entrada Ansu Fati fez a Espanha melhorar e ter mais jogadas pelo lado de campo. E foi com o jogador do Barcelona que quase saiu o gol. Depois de boa troca de passe dos espanhóis, Merino tocou para Fati, na frente gol, só que Perisic estava no meio do caminho e afastou a bola. Depois, Asensio arriscou chute cruzado e mandou para fora.

A última troca na Espanha foi a entrada Dani Olmo no lugar de Gavi. Na Croácia, Kramaric saiu e entrou Majer. Apesar dos últimos 45 minutos ter sido bem movimentado, o zero prevaleceu no placar e o jogo foi para a prorrogação.

Prorrogação

Com direito a uma substituição extra, de la Fuente tirou o experiente Jesús Navas na lateral-direita e colocou Carvajal.

Aos nove, Kovacic puxou contra-ataque e deu o passe para Majer que entra de frente com o goleiro, mas Nacho trava no momento certo e evita uma chance clara para os croatas. A Espanha respondeu aos 13. Erlic bloqueou finalização de Asensio e Olmo pegou a sobra, mas isolou o chute. E aos 17, Brozovic ficou com a bola na área, girou e chutou rasteiro para a defesa de Simon.

No segundo tempo da prorrogação, aos dois minutos, Merino escorou para Olmo, que chutou prensado, para fora. Na Croácia, Stanisic entrou no lugar de Juranovic e mesmo podendo fazer mais duas alterações, Dalic optou por não fazer e ficar só nas quatro trocas.

A última chance veio aos dez, Rodri chutou de longe e Sutalo colocou a cabeça na bola. O desvio do zagueiro tirou Livakovic da jogada, que só viu a bola passar raspando travessão.

Pênaltis

Vlasic ✔
Joselu ✔
Brozovic ✔
Rodri ✔
Modric ✔
Merino ✔
Majer ❌
Asensio ✔
Perisic ✔
Laporte ❌
Petkovic ❌
Carvajal ✔

Estéfano Butzge

Jornalista formado na Universidade Católica de Pelotas. Colecionador de camisas de futebol, torcedor do Internacional, Nottingham Forest e da McLaren na Fórmula 1. twitter

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem