Em alta

Arsenal controla o Nottingham Forest e arranca com vitória na Premier League

 

Nketiah e Saka marcaram para o Arsenal (Foto: Divulgação)

Embalado após o título da Supercopa, o Arsenal recebeu o Nottingham Forest no Emirates Stadium. Em um primeiro tempo impecável, o time de Mikel Arteta sufocou o adversário e contou com suas joias da base, Nketiah e Saka, para marcarem os seus gols e vencer os Reds por 2 a 1. Awoniyi descontou para os visitantes.

O Arsenal teve uma atuação segura, apesar de que, no segundo tempo, quando desacelerou o ritmo, os mandantes levaram alguns sustos, mas, no geral, teve controle do jogo. Já o Forest, que não venceu nenhum jogo na pré-temporada, sabe que sua realidade será lutar contra o rebaixamento. Porém, em termos de desempenho, o time mantém o nível de atuação da temporada passada, onde prefere ficar na defensiva, dar a bola para o adversário e tentar aproveitar os contra-ataques.

Arteta fez uma série de alterações, em comparação ao time que foi campeão da Supercopa diante do Manchester City, Gabriel Magalhães foi para o banco de reservas, com Ben White voltando para a zaga e Partey fazendo a lateral-direita – com a bola, o ganês voltava para sua posição de origem, no meio-campo. Havertz foi recuado para o meio, jogando junto com Rice e Odegaard. No trio de ataque, Martinelli e Saka faziam os lados de campo e Nketiah foi o escolhido para comandar o ataque.

No Forest, após a barca de contratações da temporada passada, e agora, com um mercado mais contido, dois jogadores estrearam. Turner, que até semana passada era jogador do Arsenal, estreou no gol, e Aina, foi o ala pelo lado esquerdo.

Nos minutos iniciais, o Forest se fechava bem, com o Arsenal tendo dificuldades em furar o bloqueio adversário. Os Gunners concentravam suas jogadas pelo lado direito, com Saka, mas o estreante Aina, dificultava a vida do camisa sete.

A primeira chance mais clara foi da equipe visitante, aos 11 minutos. Brennan Johnson recebeu em profundida e saiu na cara de Ramsdale, mas o atacante finalizou por cima da meta. Um pouco antes, Nketiah teve uma cabeçada sem direção, que não assustou o goleiro Turner.

Mesmo com a linha baixa, o Forest não tinha saída de jogo. Os visitantes tinham 13% de posse de bola e 35 passes trocados, enquanto o Arsenal, com 240 passes, conseguiu abrir o marcador. Aos 25 minutos, em um dos poucos momentos que a bola chegou no lado esquerdo de ataque dos Gunners, Martinelli fez bela jogada individual, descolou grande passe de calcanhar para Nketiah dominar e chutar. A bola desviou em Worrall, matando Turner e parou no fundo da rede.

Não demorou muito para que, seis minutos depois, o Arsenal já marcasse o segundo gol. Em sua marcação alta, Gibbs-White perdeu a posse para Saliba pelo lado direito. O francês tocou para Saka, em sua jogada característica, cortou para o meio e chutou colocado, mandando no canto direito de Turner. Belo gol de um dos principais jogadores da equipe comandada por Arteta.

Já aos 43, Rice, recebeu pelo meio e chutou de longe, mas Turner caiu para defender sem sustos. Para o alívio do Forest, o primeiro tempo tinha chegado ao fim.

Nos últimos 45 minutos, Tomiyasu, que havia entrado no lugar de Timber, recebeu pelo meio e chutou, nas mãos de Turner. Apesar do Arsenal ter diminuído o seu ritmo, o Forest foi chegar só aos 24 minutos. Aina veio conduzindo pelo lado esquerdo e chutou de fora da área. A bola desviou em Partey no meio do caminho e saiu para escanteio.

Aos 30, Havertz encontra Rice na entrada da área, sem marcação, o volante chutou rasteiro. Novamente a bola desviou em Worrall, mas Turner, ligado, espalmou. A bola ainda pegou na trave antes de sair para escanteio. No minuto seguinte, em cobrança de escanteio para o Forest, Boly não acertou bem a cabeçada e Ramsdale fez a defesa.

Rice teve mais uma chance, agora aos 35. O camisa 41 acerta um voleio, e Turner aparece para espalmar e mandar para escanteio. Se o escanteio era para os Gunners, foi o Forest que aproveitou para descontar. Em rápido contra-ataque puxado por Elanga, que cruza o campo inteiro e toca para Awoniyi marcar.

O gol fez os visitantes acordarem. Aos 38, pela esquerda, Neco Williams toca para Gibbs-White na entrada da área, mas o chute subiu e foi por cima do gol. Aos 41, Trossard encontrou Saka na área, que tentou o chute de letra, mas a bola vai nas mãos de Turner.   

Já nos minutos finais, uma chance para cada lado, mas tanto Kouyaté, quanto Odegaard, não pegaram bem e mandaram seus chutes sobre o gol.

Estéfano Butzge

Jornalista formado na Universidade Católica de Pelotas. Colecionador de camisas de futebol, torcedor do Internacional, Nottingham Forest e da McLaren na Fórmula 1. twitter

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem